0800 591-0127

(11) 95037-1990



TESTE VOCACIONAL

(MÉDOTO BASEADO NA OBRA DE JOHN HOLLAND)

Este teste busca mensurar com assertividade medir a vocação do ser humano para os estudos e carreira que melhor se adequam as suas personalidades.

Ele está orientado pela obra de John Holland (e.g., 1958, 1994), onde a maioria das pessoas pode ser classificada em função do seu grau de semelhança com os seis tipos de personalidade seguintes: Realista, Investigador, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional. A primeira letra de cada um destes Tipos permite configurar o acrónimo, segundo o qual a teoria é conhecida internacionalmente: RIASEC. Estes tipos podem conceber- se mais adequadamente como modelos ou tipos teóricos que descrevem um indivíduo ou com os quais podem ser comparados.

Possui as seguintes características básicas:
a) sistema de organização baseado numa teoria;
b) a natureza autodirigida dos manuais que acompanham o inventário, onde processo de correção é transparente para o utilizador, portanto tornando-se em si mesmo uma intervenção informativa;
c) a crescente base de estudos através dos tempos que examinam a sua utilidade funcional ou efeitos terapêuticos.

Para além das assunções fundamentais referidas, a teoria postula igualmente a operação de cinco pressupostos complementares: congruência, consistência, diferenciação, identidade e cálculo (estas noções aplicam-se tanto às pessoas como aos ambientes). Para articular estas noções, Holland dispôs os seis Tipos de Personalidade (e, da mesma forma, para os ambientes profissionais) em cada uma das arestas de um hexágono equilátero (As letras RIASEC dispõem- se no hexágono pela ordem apresentada, no sentido dos ponteiros do relógio, colocando-se o tipo R na aresta superior esquerda).